Pular para o conteúdo

Fiap

Atuei como professor na disciplina de Enterprise Analytics and Data Warehousing, destinada aos alunos do último semestre do curso de Sistemas de Informação. O principal objetivo era apresentar a realidade da área de Data Science, conectando teoria, prática e tendências do mercado.

Para promover um aprendizado mais dinâmico, utilizei metodologias ativas, como a sala de aula invertida, em que os alunos acessavam previamente materiais de apoio (artigos, vídeos e estudos de caso) e, em sala, aplicavam esse conhecimento em discussões, análises de dados e simulações de projetos. Esse modelo ampliou o protagonismo discente e favoreceu um ambiente mais colaborativo.

Além disso, adotei o PBL (Problem Based Learning), no qual os estudantes eram desafiados a resolver problemas reais relacionados a processos de analytics e arquitetura de data warehouse. Essas situações-problema estavam alinhadas não apenas ao conteúdo da disciplina, mas também ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fortalecendo a integração entre teoria acadêmica e prática profissional.

Com essas práticas, os alunos demonstraram alto engajamento e motivação, resultando em um ambiente de evolução constante, marcado pela troca de experiências, colaboração em equipe e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais essenciais para sua atuação futura no mercado de tecnologia.

Para promover um aprendizado mais dinâmico, utilizei metodologias ativas, como a sala de aula invertida, em que os alunos acessavam previamente materiais de apoio (artigos, vídeos e estudos de caso) e, em sala, aplicavam esse conhecimento em discussões, análises de dados e simulações de projetos. Esse modelo ampliou o protagonismo discente e favoreceu um ambiente mais colaborativo.

Além disso, adotei o PBL (Problem Based Learning), no qual os estudantes eram desafiados a resolver problemas reais relacionados a processos de analytics e arquitetura de data warehouse. Essas situações-problema estavam alinhadas não apenas ao conteúdo da disciplina, mas também ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), fortalecendo a integração entre teoria acadêmica e prática profissional.

Com essas práticas, os alunos demonstraram alto engajamento e motivação, resultando em um ambiente de evolução constante, marcado pela troca de experiências, colaboração em equipe e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais essenciais para sua atuação

Também participei ativamente na produção de material para Educação a Distância (EAD), contribuindo com o projeto de desenvolvimento de conteúdos para os cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Software. Minha atuação esteve especialmente voltada para a disciplina de Práticas Ágeis no Desenvolvimento de Software, elaborando videoaulas, roteiros, estudos de caso e exercícios aplicados, sempre com foco em tornar o aprendizado acessível, contextualizado e conectado às demandas reais do mercado. Esse trabalho fortaleceu não apenas a qualidade do ensino EAD, mas também o alcance da formação em metodologias ágeis para profissionais em diferentes regiões.

Sob a coordenação do Prof. Agesandro Scarpioni, coordenador do curso de Sistemas de Informação da FIAP, a disciplina contou com constante alinhamento pedagógico e estratégico. Sua orientação foi fundamental para garantir a coerência entre os objetivos institucionais e as práticas aplicadas em sala de aula, assegurando que o processo de ensino-aprendizagem estivesse sempre conectado às competências esperadas do egresso, bem como às demandas contemporâneas do mercado de tecnologia.