




2013 – 2015
O projeto tinha como objetivo demonstrar conceitos de computação e tecnologia em escolas e feiras, despertando nos jovens o interesse em seguir carreira na área. Por meio de atividades práticas e dinâmicas com kits de robótica, conseguimos levar a ciência de forma acessível e atrativa, aproximando os estudantes do universo da programação, automação e inovação.
Esse movimento foi essencial para incentivar a escolha pela Computação como área de formação acadêmica e, principalmente, para reverter o cenário de queda na procura pelos cursos de tecnologia na universidade. Como resultado direto dessa estratégia, no final de 2015 conseguimos reabrir a turma do curso de Ciência da Computação, algo que não ocorria desde 2013.
A iniciativa consolidou-se como um instrumento de transformação educacional e social, garantindo a permanência e o fortalecimento dos cursos de tecnologia na instituição. 🚀🤖📚
Até hoje, muitos se tornaram meus amigos de profissão e tive o privilégio de sempre estar como referência deles !!!
Aproveitamos o Evento Mostra campus, e com um trabalho coletivo com os alunos conseguimos abrir nossa Turma de Computação, primeiro evento de captação de Alunos que tive a oportunidade de Coordenar com um resultado maravilhoso.
Organizamos o primeiro Evento acadêmico denominado WEEK -IT – Semana da Computação. Até então , cerca de 2 anos não tínhamos eventos de tecnologia na Unidade.

2016
A unidade enfrentou um grande desafio: a evasão significativa de alunos, intensificada após a formatura de aproximadamente 600 estudantes do curso de Pedagogia financiados pelo FIES. Com uma base de 1.650 alunos, desde 2014 vínhamos registrando uma queda semestral média de 350 matrículas. Como diretor a missão era – buscar novos meios de captação de alunos. Participei como Palestrante do CompSUL – MT na cidade de Rondonópolis divulgando um trabalho na área de Gestão de Projetos que posterior iria se tornar base para nossa Gestão Acadêmica
Apesar desse cenário de êxodo estudantil, a equipe não se acomodou. Pelo contrário, buscamos nos aperfeiçoar continuamente, fortalecendo práticas acadêmicas e de gestão. Como resultado desse esforço coletivo, alcançamos um conceito 3 no ENADE, marco que representou não apenas uma recuperação de credibilidade, mas também a abertura de novos horizontes para o planejamento institucional.
Essa virada mostrou que, mesmo diante das dificuldades, é possível transformar desafios em oportunidades, estabelecendo bases sólidas para o crescimento sustentável da unidade. Foi quando começamos a ir ate as escolas do Ensino Médio com Palestras sobre Profissões
🚀📚






2017
Para reverter esse cenário e garantir a sustentabilidade da unidade, foi elaborado um plano estratégico com foco na abertura de novos cursos de alta demanda, como Farmácia, Enfermagem, Engenharias e Nutrição. Como resultado, houve uma captação expressiva de aproximadamente 690 novos alunos, elevando o número total de matriculados para cerca de 1.750. Nesse mesmo período, foi estruturado o núcleo de Educação a Distância (EAD), que já contava com 140 alunos.
No segundo semestre de 2017, a missão principal passou a ser a adequação da estrutura física da unidade, que até então não possuía auditório nem laboratórios. Com planejamento eficaz, em apenas seis meses foram entregues um novo auditório e os primeiros laboratórios em pleno funcionamento. O esforço refletiu em um crescimento de 140 alunos presenciais, alcançando 1.890 alunos, e um salto de quase 300% no EAD, com 460 alunos matriculados.


Participamos do ENADE com desempenho satisfatório, atingindo a média esperada (nota 3) nas três dimensões avaliadas, evitando que os cursos fossem submetidos a processos de supervisão, uma vez que as avaliações anteriores haviam registrado nota 2.
2018
Em 2018, o objetivo foi consolidar as turmas existentes. O esforço rendeu reconhecimento: a unidade foi premiada com a 10ª melhor avaliação institucional do Grupo Ser Educacional e foi considerada a melhor unidade interna da marca UNG. Quatro cursos destacaram-se pela qualidade: Ciência da Computação, Enfermagem, Logística e Pedagogia.



Tivemos nossas primeiras aulas práticas de NUTRIÇÃO e implantamos projetos maravilhosos ….
Em 2018, o objetivo foi consolidar as turmas existentes. O esforço rendeu reconhecimento: a unidade foi premiada com a 10ª melhor avaliação institucional do Grupo Ser Educacional e foi considerada a melhor unidade interna da marca UNG. Quatro cursos destacaram-se pela qualidade: Ciência da Computação, Enfermagem, Logística e Pedagogia.

O Lançamento Curso Direito
Ainda em 2018, enfrentamos novos desafios com a visita de quatro comissões do MEC. Foram realizadas avaliações para a renovação de reconhecimento do curso de Computação (no qual atuei como coordenador), além das comissões de autorização para os cursos de Direito e Psicologia. Ao final do ano, obtivemos a autorização do curso de Direito, realizando um pré-lançamento com a presença de autoridades e personalidades locais. Também inauguramos o NAF (Núcleo de Apoio Fiscal) em parceria com a Receita Federal, coordenado pelo curso de Administração.

2019
Em 2019, iniciamos o curso de Psicologia com sua primeira turma, além da continuidade e manutenção dos demais cursos. Foram realizadas as primeiras aulas práticas das Engenharias e iniciados os estágios obrigatórios nos cursos de Enfermagem, Nutrição e Farmácia. Foi também neste ano que a unidade foi capacitada para o modelo EAD, atuando de forma integrada com a gestão e os alunos, garantindo a continuidade do conhecimento mesmo diante dos desafios.
Com a Palavra – Prof Andre , coordenador do Curso
Em 2020, durante o início da campanha de vacinação contra a COVID-19, a unidade teve papel fundamental: participou ativamente da operação do drive-thru oficial da cidade e foi um dos principais pontos de vacinação do município. Além disso, desenvolvemos gratuitamente o sistema oficial de agendamento da vacinação, utilizado por toda a população de Itaquaquecetuba.

Em 2021, retomamos as campanhas de captação, e o ano foi marcado pela formatura das primeiras turmas dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia e, ao final do ano, da Engenharia. e logo após o período de pandemia, por perdas e lamentos a única respónsabilidade minha como gestor foi deixar um recado a todos: Todos nós fomos Heróis
O sentimento é de missão cumprida, com os indicadores e resultados claramente demonstrados pelos gráficos de crescimento e desempenho da unidade.
“Todo esse trabalho está registrado não em apenas álbuns de fotos mas no coração de todos aqueles que confiaram em minha palavra!”
“O principal objetivo da educação e criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram!!!”
Jean Piaget
Projetos Pedagógicos